Receitinhas da Sophia...


Aqui vão algumas das receitinhas da Sophia. As papinhas doces e salgadas que ela adora. A amamentação deve ser mantida mesmo oferecendo ao bebê outros alimentos. Assim como o leite é fundamental ao desenvolvimento dos dentes e ossos da criança. Por tanto capriche sempre na variedade de sabores e vitaminas que oferta, mas nunca esqueça que até um ano em média a sua mais importante fonte de nutrição sempre vai ser o leite.
Meu bebê já tem seis meses, ela já não aceita o peito. No entanto intercalo as alimentações dela sempre com leite ou mingau. Mas vamos lá, vou tentar passar á vocês um pouco do cardápio dela e as receitas que deram certo para alimenta-la sem deixar de fora vitaminas importantes para o crescimento e um variado paladar para facilitar mais adiante a boa aceitação dela os outros alimentos.
Receitinhas da Sophia:
Papinhas doces:
Frutas Sortidas
1laranja
1pera
1maçã
½ de mamão Havaí
1colher de sobremesa de mel á base de milho
Preparo:
Faça o suco da laranja peneire direto ao liquidificador, seguidamente coloque as frutas sem casca e cortadinhas aos pedaços, em seguida adicione o mel e bata. Depois é só peneirar e oferecer ao bebê. Essa papinha rende por volta de 150 ml e pode ser dada já na colherzinha, se assemelha muito em consistência e sabor com as dos famosos potinhos da Nestlé.  Você pode também acrescentar uma laranja ou 50 ml de água, Assim pode ser oferecida na mamadeira.

Maçã e Pera
1maçã
1pera
1 colher de sobremesa de mel á base de milho
50 ml de água
Preparo:
Coloque no liquidificador as frutas aos pedaços e sem casca, acrescente o mel e a água. Depois bata e peneire. Rende 150 ml, Ofereça na mamadeira.
Vitaminas:
Mamão com leite
½ de mamão havaí
4 medidas de leite (Essa medida que vem nas latas das formulas).
Obs.: Eu não aconselho á associar leite (fórmula com nenhum outro alimento ou suplemento, em geral é de difícil digestão), uso com a Sophia leite ninho integral á algum tempo.
1colher de sobremesa de mel á base de milho
50 ml de água
Preparo: Bata no liquidificador peneire e depois sirva á mamadeira. Essa receita pode ser diversificada e associada á outras frutas. Melhor é antes de oferecer as associações com leite, deixar á criança experimentar o paladar das frutas sem adições de massas ou açúcares.

Papinhas Salgadas
O cardápio do bebê pode ser variado e sortido vai depender da sua disposição e nem precisa ser um mestre Cuca para deixar seu filho satisfeito e cheio de saúde. Você pode ir bem tranquila introduzindo devagar os alimentos as refeições. Claro! Sempre começando pelos legumes que são fonte de vitaminas e de uma alimentação balanceada e sem sustos para uma seu filho adquirir uma precoce obesidade infantil. Pesquisas apontam que bebês que ingerem mais massa. Isso é! Alimentos industrializados e á base de amido adquirem predisposição ao sobrepeso. Por tanto. Tente alimenta-lo o mais naturalmente possível e vai facilitar muito quando ele já estiver escolhendo seu próprio cardápio.

Papinha de frango/carne
1batata média
½ de cenoura média
½ de chuchu médio
100gm de peito de frango ou de carne moída de primeira. (Sem gordura)
1colher de sobremesa de margarina
½ de tablete de caldo de frango
1 pitada de salsa desidratada
Água até cobrir os alimentos.
Preparo: Coloque os ingredientes na panela com água suficiente para cobri-los, durante o cozimento se necessário acrescente mais água até que esteja molinha á cenoura. Depois de cozida é necessário que veja se há água na papinha o suficiente para bater no liquidificador. A consistência deve ficar como um mingau mais grosso. Depois de liquidificada peneire e ofereça na colherzinha ou mamadeira.

Purê de batata com frango.
3batatinhas pequenas á médias
100g de frango
½ de tablete de caldo de frango
1colher de sobremesa de margarina
1pitada de salsa desidratada
Água até cobrir os alimentos.
Preparo: Leve no liquidificador depois que o cozimento esteja completo e a quantidade de água seja o suficiente para transformar os alimentos em uma papinha. Serve 150ml, pode ser oferecida também na colher ou mamadeira, á seu gosto.

Ao introduzir e oferecer novos alimentos ao seu bebê esteja sempre atenta á sua disposição para alimentar-se. Depois dos seis meses em geral já tem algumas preferências que podem á primeira impressão imaginar você esta passando com ele por uma crise de falta de apetite. Porém antes de procurar vitaminas ou suplementos tente oferecer á ele outras opções ou o habitual mingau ou leite. Em geral as crianças em fase de dentição dão alerta como este quando o organismo esta precisando mais do cálcio embutido no leite do que de outros alimentos. Além disso, há que ser observado durante todo o período de apresentação aos novos alimentos, a consistência das fezes e urina do bebê. Bebês que se alimentam de outra nutrição á fora o leite materno já necessitam de água á ser ofertada á vontade em principal se você mora em cidades quentes. Em paralelo com essas dicas que dei vale resaltar á orientação do pediatra quanto á hora adequada á introdução dos sólidos. Observe as recomendações do seu médico e nunca substitua definitivamente o leite por outros alimentos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,
Que bom que está aqui,
Vamos trocar idéias? Deixe aqui sua dica, dúvida, comentário ou quem sabe ajude-nos a escrever o próximo post nos dizendo sobre o que gostaria de ler.
Abraço,
Lia Joca